Coisas curiosas andam acontecendo. Ou é uma nova modinha onde as pessoas saem e entram no msn, imitando um strobo de boate ou há algo errado aí. Então lá fui eu investigar!

Ahá!

Ahá!

Nem precisei perguntar a ninguém, logo um amigo veio dizendo que a internet dele estava TENSA. Aí conversa vai, conversa vem e este amigo {que mora em SP} disse que a internet era Speedy {da Telefônica}.

Com essa informação, comecei a minha saga atrás de pessoas de SP, aqui no msn e então, por meio delas descobri que a Telefônica é uma das companias mais abrangentes e que atualmente {e um atualmente bem longo} está uma porcaria.

Em vista disso, a Anatel {Agência Nacional de Telecomunicações} deu piti e baniu a empresa de fazer novas assinaturas da internet rápida; mas nada foi definitivamente resolvido pois a resolução do pepino seria totalmente para a Telefônica fazer {então me perguntei: mas o que será que a Telefônica tem feito?}.

Eis aqui um pedacinho da reportagem do Estadão, para quem não viu o que a Telefônica respondeu à isso:

Em nota, a Telefônica informa que detectou instabilidade em parte da infraestrutura de rede que dá suporte ao acesso à internet, o que pode ter provocado dificuldade de navegação para grupos de usuários.

A Telefônica diz que já mobilizou equipes técnicas para verificar a causa do problema e solucioná-lo no menor prazo possível, sem prejuízo para as ações emergenciais que estão sendo executadas para aprimorar o funcionamento do serviço de banda larga. As medidas fazem parte do plano apresentado à Anatel na última sexta-feira {da semana passada isso}.

E para quem não sabe também, antes disso, a Speedy já estava dando problema; e a Telefônica ficou de indenizar as pessoas que pagaram suas contas e não receberam o serviço. Veja aqui mais sobre {e repare que a matéria é do dia 26/06 – grifarei os mais importantes}:

A Telefônica começou a enviar as contas de julho, e muitos clientes estão decepcionados. Quando o serviço de banda larga Speedy sofreu uma pane em maio, a empresa anunciou que reembolsaria oito horas ao consumidor.

Na prática, as pessoas estão vendo como isso é pouco. Quem tem o plano Speedy 500, por exemplo, e paga uma mensalidade de R$ 49,90, está recebendo uma indenização de R$ 0,55. Quem tem o Speedy 2 Mega, que custa R$ 78,85, recebeu R$ 0,88. “Cumprimos as regras da regulamentação e do contrato”, apontou a operadora.

O Procon-SP achou pouco o que a empresa oferece, mas informou que ainda negocia com a empresa um abatimento maior. “É muito pouco pelo transtorno causado”, disse Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste). “Devia ser levada em conta a reincidência. Existem vários pequenos cortes de serviço e, dependendo da área em que está, o consumidor ficou sem o serviço por muito mais tempo.”

A Telefônica enfrentou cinco grandes panes nos últimos 12 meses, sendo quatro do Speedy e uma da telefonia fixa. Pela primeira delas, em julho de 2008, os consumidores receberam um abatimento de cinco dias em suas contas, negociados pela empresa com o Procon. Para o problema do Speedy de abril, a Telefônica ofereceu 12 horas de ressarcimento e, pelo de maio, oito horas. Nos dois casos, não existe ainda acordo com o Procon. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em resumo para quem não quer ler tudo: Faz um boom tempo que isso aí está dando problema, e Anatel só foi tomar uma providência agora! {como disse na 1º parte} e ainda assim, a Telefônica quer dar uma de esperta pra cima dos clientes.{pelo menos o Procom resolveu alguma coisa… será?}

Brinks: E o pior de tudo é que isso está afetando a rotatividade do meu blog! Sem internet = sem visitas! Daqui a pouco vou processar por danos morais (?), sei lá… mas se todo mundo está sendo reembolsado eu também quero.

Voltando a ser não-brinks: O que eu acho realmente é que os consumidores deveriam ir lá fazer muvuca no Procom mesmo! Na Anatel e na Telefônica também! Como eu sempre penso e digo {as vezes}: o povo não sabe do poder que tem!

Os consumidores não são os culpados se a Telefônica não conseguir realizar seu trabalho corretamente! Mas para fim de papo, devo tranquilizá-los com a notícia de que a Anatel deu 30 dias para a Telefônica apresentar um plano para desfazer toda essa zica, mas temos de pensar que: 30 dias para um plano… e quanto tempo para a resolução do problema?

Pense nisso.

;kiss

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